quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Restauro de Livros - Museu da escola - Paraná

Descobrimos esta notícia navegando pela internet. Achamos muito interessante, ainda mais que é do Paraná.

O museu da escola visa manter a integridade fisica do material. Faz-se nescessário utilizar técnicas e materiais com qualidade arquivística.

Tendo sempre como guia o respeito pela obra, a restauração obedece a normas e critérios vigentes internacionalmente, utilizando sempre uma metodologia científica, visando principalmente a utilização de métodos e materiais adequados que renovem à obra sem modificar seus valores estéticos e documental.

Livros raros e os documentos de arquivo mais antigos devem ser tratados por especialistas da área.

Observação: Livro raro histórico, requer ser tratado por especialistas.


Livros necessitando de pequenos reparos

Observação: Uso da caixa polionda, conselhavel para transportar materiais no decorrer do processo de restauro.



Materiais usados para execução de pequenos reparos se resumem a adesivos, cola neutra (com características de reversibilidade, como a metilcelulose, que se constitui de um pó solúvel em água, pode ser encontrada em lojas especializadas) e papéis especiais ( fibras especiais e de natureza quimicamente neutra).

Os procedimentos e técnicas de reparos uso de materiais, como espátula de osso, pincel, tecido(voil) e papel japonês, cola reversível.

Observação:Papeis retirados da capa do livro em processo de restauro.



Observação: Na sequência papel escolhido e similar a capa do livro para ser substituido no restauro



Prensa para secagem e manter as características do livro já restaurado,

Observação: Nas duas fotos abaixos entre os livros, existem duas tábuas planas justapostas pelas prensas, justamente para manter as caracteristicas dos livros recuperados.




Ensaio Fotográfico no Arquivo Público do Paraná
Fonte: Acervo Museu da Escola/ SUDE/SEED - 2009


--------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Obrigado pela visita Ao Blog.; "Revelando a Memória na Medida e na Necessidade"por sitar na criação de seu blog fontes: "De Ensaio Fotográfico ao Arquivo Público do Paraná",Acervo:Museu da Escola/SUDE/SEED-Ronel Corsi,2009.Curitiba,Pr. fotos e textos.
    http://www.ronelcorsi.blogspot.com

    Cassia e Márcia, é bom saber de vossa especialidade em Biblioteconomia, também vinda da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
    Gostaria, de saber mais detalhes sobre a Literatura de Cordel na Universidade Estadual de Londrina, existe um acervo bibliotecário, eu soube através de comentários relacionado a cordéis e repentes no Festival e Exposição de Xilogravuras Nordestina, que ocorre todo ano promovido pela Secretária de Cultura de Londrina.

    Convido-as a Visitar o sitio:MUSEU DA ESCOLA
    http://www.diaadia.pr.gov.br/museudaescola

    Cujo trabalho teve seu iniciou em abril de 2008, Tratando de um. grupo de Professores, constituído com a finalidade de organizar e integrar os projetos da Superintendência de Desenvolvimento Educacional SUDE-SEED, na área da "Gestão do Patrimônio Histórico Escolar da Rede Estadual de Educação Pública do Paraná".
    Obs;. SEED- Secretária de Estado da Educação
    As instituições escolares geram importantes coleções de documentos e diversas formas de registros educacionais. Contudo, ainda pode-se dizer que esses documentos têm sido pouco utilizados como fonte histórica. Cada instituição necessita de preservação de sua memória, bem como de capacitados para o armazenamento e a guarda deste acervo.Acho interessante dar uma olhadinha no
    Site: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/

    Também convido-as a seguir meu Blog, Revelando a Memória na Medida e na Necessidade.Deixe seus comentários, nos dois endereços, no sitio:http;//www.diaadia.pr.gov.br, consulte equipe para enviar email.

    Agradecido
    Ronel Corsi

    ronelcorsi@seed.pr.gov.br

    ResponderExcluir