domingo, 15 de novembro de 2009

Conceitos de Conservação, Preservação e Restauração

CONSERVAÇÃO: "É o conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização e desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos"

PRESERVAÇÃO: "É uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o patrimônio. Resguardar o bem cultural, prevenindo possíveis malefícios e proporcionando a este condições adequadas de "saúde". É o controle ambiental, composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição".

RESTAURAÇÃO: "É um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos. Respeitando-se, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, deve ser feito por especialistas".


SARMENTO, Adriana Godoy da Silveira. Preservar para não restaurar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INFORMAÇÃO E ÉTICA, 2003, Florianópolis. Anais eletrônicos.Florianópolis: Associação Catarinense de Bibliotecários, 2003.

5 comentários:

  1. que seca nao diz o que quero

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de fazer uma correção no blog: conservação pode ser direta sim porem tambem pode ser indireta pois ela trabalha com o macroclima evitando a degradação. sendo assim tem se a conservação preventiva e curativa

    ResponderExcluir