quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Preservação e Conservação



A Conservação preventiva tem como objetivo evitar a propagação e a disseminação dos efeitos danosos que podem ser causados por diversos fatores,como: iluminação, temperatura, umidade, poluição, os póprios leitores etc.
Quando nos conscientizarmos que todo este cuidado é para uso próprio, tudo ficará mais fácil. Imaginem a cena: chego à biblioteca encontro o material que preciso no sistema, porém, ele está INDISPONÍVEL. Mas por quê? Ah! A capa estava solta e ele teve que ser retirado para uma nova encadernação!
Esta não pode ser a imagem dos nossos livros! Vamos preservar para não ficar na mão!
Vamos pensar um pouquinho… Se eu mesmo irei usufruir desses livros - talvez não agora - a lógica não seria mantê-los conservados?
Fazendo uma paródia aquela famosa música dos Tribalistas: o livro É DE TODO MUNDO e TODO mundo deveria CONSERVÁ-LO BEM!!!!!
Algumas medidas simples podem ser adotadas para contribuir com a preservação dos materiais. Vejam só o que devemos evitar:

alimentos próximo aos livros;
superlotar estantes;
tirar os livros da estante puxando pela borda superior da lombada, pois danifica a encadernação;
fazer anotações particulares em papéis avulsos e colocá-los entre as páginas de um livro. Eles deixarão marcas;
Usar clips metálicos e marcadores que enferrujam deixando marcas difíceis de serem removidas.

Viram como podemos ter cuidado? Não custa nada!!! É só ter CARINHO e RESPEITO pelo livro e pelo OUTRO que irá consultá-lo depois.

Texto extraído do site: http://www.dbd.puc-rio.br/wordpress/?p=541

Nenhum comentário:

Postar um comentário